Salvador pode ganhar escola de vela na Cidade Baixa através de parceria entre Museu do Mar e prefeitura

redacao@aloalobahia.com

Salvador pode ganhar, em breve, uma escola de vela para ensinar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade a velejar e dar manutenção em barcos e motores. A ideia está sendo discutida entre a Fundação Aleixo Belov, do Museu do Mar, e a Prefeitura de Salvador. A escola deve ser instalada em uma casa no bairro do Bonfim, na Cidade Baixa.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Na quarta-feira (27), foi realizada uma reunião entre o velejador Aleixo Belov, a gestora da Fundação Aleixo Belov, Larissa Nabuco, o advogado Zilan Costa e Silva, e a secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador (Semdec), Mila Paes. Segundo Belov, todo o projeto e documentação para a criação da escola já estão sendo providenciados.

"Essa escola é um sonho antigo para ensinarmos crianças e adolescentes a velejar, a dar manutenção em barcos e motores, a aprenderem a cuidar da parte mecânica, elétrica e eletrônica de cada embarcação. Agradeço ao prefeito Bruno Reis e a secretária Mila Paes por tornar realidade esse meu sonho de atender a população carente”, afirmou o velejador.
 
Jje7Vhg.md.jpg
Na reunião, a secretária Mila Paes afirmou que a prefeitura tem total interesse na criação da escola por sua relevância no desenvolvimento econômico da cidade.

“Enquanto gestora pública e cidadã, fico honrada em poder iniciar a tratativa de um projeto que pode transformar a vida de tantas meninas e meninos de nossa cidade, aproveitando todo nosso potencial econômico vindo das atividades ligadas ao mar, além de estar atrelado a um nome forte como de Aleixo Belov, que tanto faz pelas atividades náuticas em nosso estado”, declarou.

A proposta é que o projeto da escola esteja inserido dentro do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e Inovação (PIDI), uma política pública do Município de Salvador, através de incentivos fiscais, para estimular a geração de emprego, utilização de políticas sustentáveis e a requalificação de imóveis, trazendo de volta o movimento e a circulação de pessoas a locais subutilizados ou degradados da cidade.

A gestora da Fundação Aleixo Belov, Larissa Nabuco, afirma que a criação da escola faz parte de um “compromisso educativo do Museu do Mar”. “Esse projeto será compartilhado com entidades parceiras, destinando um percentual das vagas para crianças e adolescentes em risco social. Essa escola terá um projeto pedagógico capaz de embasar o ensino permanente da navegação à vela para crianças e adolescentes de Salvador”, explica.

Ainda segundo ela, um dos principais objetivos do projeto é tornar possível a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes por meio da prática do esporte, além de desenvolver nos atendidos o espírito de equipe, solidariedade, cuidado com o meio ambiente e respeito ao próximo, promovendo a acessibilidade e inclusão social, detalha a gestora.

Para o advogado Zilan Costa e Silva, "além de oferecer um meio de acolhimento, proporciona a capacitação profissional necessária para que essas comunidades se integrem na economia do mar, conquistem sua dignidade e contribuam para o desenvolvimento de Salvador, a capital da Amazônia Azul. É mais do que ensinar a velejar; é capacitar para uma vida melhor e para o crescimento sustentável de nossa cidade e de nossa nação”, pontua o advogado.

Publicado por Hilza Cordeiro. Foto: TV Bahia/Reprodução

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias