Trancoso recebe exposição 'Corta Fogo', de Raul Mourão

redacao@aloalobahia.com

A Galeria Hugo França, em Trancoso, no litoral sul da Bahia, apresenta a exposição "Corta Fogo", individual do artista carioca Raul Mourão, até o dia 25 de junho. Realizada em parceria com Nara Roesler, uma das principais galerias brasileiras de arte contemporânea, a mostra conta com 22 trabalhos do artista desenvolvidos entre 2020 e 2024. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

No espaço principal da galeria são apresentadas as esculturas monumentais Rebel #1 e #2 (2021) e um conjunto inédito de dezesseis esculturas em menor escala.

Corta Fogo (3)
Corta Fogo (2)Na área externa adjacente ao galpão principal, estão expostas as esculturas Rebel #6 e #7 (2022). Apesar da monumentalidade das obras, a questão central não é o peso ou a brutalidade, mas sim o equilíbrio, a possibilidade de movimento e o cuidado. “Basta um pequeno gesto do espectador para que toda essa massa se movimente, permitindo que as linhas da estrutura de aço se cruzem e criem um embaralhamento visual”, explica o artista. 

Corta Fogo (4)
Corta Fogo (5)Corta Fogo (6)Corta Fogo (7)
É esse engajamento, adesão e possibilidade de resistência, não só no campo da arte, mas também para além dele, que são os motores dessa produção. De acordo com Mourão, o espectador deixa de ser um mero agente passivo e se torna aquele que desencadeia a mobilidade do trabalho.

Corta Fogo
Já no espaço expositivo externo da galeria, o artista apresentará a instalação Perdido #1 (2024) um conjunto de vinte e quatro setas em bandeiras hasteadas a 6 m do solo em mastros de aço galvanizado. Estes elementos são um desdobramento de uma série de fotografias que Mourão realizou entre o fim dos anos 1980 e o início dos anos 1990, presentes até hoje em sua obra e que retratam tapumes brancos com setas vermelhas usados pelo poder público para indicar desvios no espaço urbano em virtude de obras.
 

​Serviço
O quê: Exposição Corta Fogo - Raul Mourão;
Quando: Até dia 25 de junho | Seg–sex: 10h–17h. Sáb, dom e feriados: somente com horário marcado;
Onde: Galeria Hugo França - Trancoso | Rodovia BA - 001 s/n, próximo ao trevo Trancoso/Caraíva.

 

​* Publicado por Naiana Ribeiro. Fotos: Vicente de Mello/Divulgação e Divulgação.

​Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias