Outono começa na próxima quarta-feira (20); saiba como serão os últimos dias de Verão

redacao@aloalobahia.com

O Outono começa na próxima quarta-feira (20), mas os últimos dias de Verão ainda devem ser de muito calor em todo o Brasil, incluindo a Bahia. A onda de calor que elevou as temperaturas na última semana vai se estender até o fim da estação. Pelo menos é o que garante a Climatempo. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Segundo Vinícius Lucyrio, climatologista da Climatempo, apesar das características de clima mais ameno do Outono, os primeiros dias da próxima estação ainda devem estar sob influência da onda de calor. "O fenômeno vai persistir em grande parte do interior do Brasil, principalmente nas áreas mais a leste do país, pegando São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e interior da Bahia", analisa o meteorologista.

Lucyrio comenta que essas regiões devem continuar bem quentes até dia 20. Por volta do dia 21, o avanço de uma frente fria deve quebrar o padrão de calor, fazendo com que as temperaturas diminuam no Sul e no Sudeste.

A primeira frente fria do Outono deve avançar pela faixa litorânea, podendo trazer um maior risco para o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Há previsão de temporais em boa parte dos estados do Sul e no Mato Grosso do Sul.

Mesmo com um fim de Verão típico, com calor acima da média, e início de Outono ainda de calor, esse refresco deve acontecer na primeira semana da nova estação. "Não vai ser um frio intenso, pelo menos na região Sudeste, mas vai dar um bom alívio", acrescenta Vinicius.

Apesar de boa parte do país ter calor nesse fim do Verão e início de Outono, algumas regiões também podem registrar tempo instável na mudança de estação. 

Alguns estados das regiões Centro-Norte devem seguir com condição de chuvas esparsas. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) - encontro de ventos na região do Equador - deve continuar espalhando nuvens nesses locais, trazendo tempo instável e chuvas pontualmente volumosas.

De acordo com o Inmer, a ZCIT é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

De acordo com Vinícius Lucyrio, o norte do Pará, algumas áreas do Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte devem ter muita umidade até meados da próxima semana.

O meteorologista ainda comenta que áreas do Brasil central também devem ter condição de pancadas mais isoladas, favorecidas pelo calor e alta umidade.

* Publicado por N.R. Com informações do g1. Foto: RPC.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias