Jovens baianos desenvolvem aplicativo que facilita descarte de lixo e reciclagem em Itaberaba

redacao@aloalobahia.com

Plataforma promete oferecer informações sobre quantidade de resíduos coletados e facilitar conexão entre catadores e população local

Um grupo de jovens baianos desenvolveu um aplicativo para facilitar o descarte de resíduos, conectando a população, os catadores e o poder público de Itaberaba, no interior da Bahia. O app Cataita Reciclaê foi elaborado pelas estudantes de ensino médio Ana Carla Oliveira e Lívia Paiva, sob orientação de Paulo Vinicius. Em 2021, a Bahia gerou 4,21 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, segundo o SNIS, e o destino desses materiais devem ser melhor pensados para reduzir impactos no meio ambiente e na sociedade. 

“As principais funcionalidades do software são conectar o coletor de resíduos com quem os produz e vice-versa. Também é possível selecionar o tipo de material e a quantidade que deseja entregar, deixando mais simples e prático possível. As ferramentas do aplicativo propõem sanar dúvidas, direcionando o material a um local correto, facilitando o trabalho de coleta”, diz o orientador.

Paulo explica como funciona o processo de coleta dos resíduos através do software. “O aplicativo tem o papel de direcionar o material a um coletor que esteja familiarizado com o resíduo que está sendo entregue. No sistema, existe a opção de selecionar o meio de transporte que o coletor utiliza. Esta funcionalidade permite que os materiais designados possam coincidir com o meio de transporte. Por fim, o destino do produto é a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itaberaba”, detalha.

De acordo com os desenvolvedores, a plataforma tem capacidade de apoiar as prefeituras e o governo ao fornecer dados e insights essenciais sobre a coleta de resíduos recicláveis na região, contribuindo para o monitoramento do impacto das iniciativas de reciclagem.

O aplicativo, que está na etapa de finalização, também conta com o apoio do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Itaberaba (Nuca), da secretaria municipal da região e do Comitê Ita Sem Plástico. A Liga de Jovens Baianos de Itaberaba faz parte da liga estadual, que tem a participação de 51 estudantes.

O objetivo desses alunos é impulsionar o projeto para outras cidades da Bahia. No momento, a equipe busca patrocínio para participar da conferência da Liga de Jovens Baianos, um evento voltado para a juventude e inovação, que será realizado do dia 05 a 07 de março de 2024 em Salvador.

*Publicado por H.C. Foto: Divulgação

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias