Com dobro de eleitores da última eleição, Salvador elege 120 conselheiros tutelares e suplentes

redacao@aloalobahia.com

Em Salvador, 120 conselheiros e conselheiras foram eleitos, no domingo (1), para atuar nos 24 Conselhos Tutelares da capital baiana no quadriênio 2024/2028. O sistema de totalização de votos apontou, na madrugada desta segunda-feira (2), o resultado da eleição. A lista completa dos eleitos e dos 120 suplentes já está disponível do site do Conselho Municipal dos Direitos Da Criança e do Adolescente.

O número de eleitores dobrou em relação ao último pleito, em 2019. A apuração dos votos indicou também que 69.652 mil eleitores compareceram às urnas nas 430 seções existentes nas 76 escolas municipais e estaduais da capital baiana. Isso representa um crescimento em torno de 117% comparado a 2019, quando cerca de 32 mil pessoas votaram.

Pela primeira vez, a eleição para os representantes dos Conselhos Tutelares foi realizada em todo o Brasil de maneira unificada, inclusive com urnas eletrônicas, em cumprimento à Resolução nº 23.719/2023, aprovada por unanimidade pelo TSE.

Capacitação

Os 120 conselheiros e conselheiras eleitos passarão por capacitação e tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024. Eles irão zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade e do Poder Público, fiscalizando a atuação de órgãos e entidades governamentais e não-governamentais.

A vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, desejou sorte aos novos conselheiros e destacou a mobilização municipal com as eleições.

“Dia de exercer a democracia tendo em vista essa causa nobre que é garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. Tivemos a maior mobilização da história da nossa cidade em um pleito para conselheiros tutelares, o que significa que a população está cada dia mais atenta sobre a importância da luta por proteção infanto-juvenil. A escolha de conselheiros comprometidos com o ECA é decisiva para o avanço de políticas públicas em defesa dos meninos e meninas soteropolitanos”, afirmou.

A secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, destacou o compromisso da Prefeitura em promover uma estrutura de votação acessível, segura e estruturada para todos e todas.

“O Conselho Tutelar é um órgão essencial para crianças e adolescentes. Eu desejo que ano que vem os novos conselheiros e conselheiras possam assumir com entusiasmo e coragem as suas funções e, aos que conseguiram a reeleição, que a missão continue. Conto com a força de todos e todas na integração do trabalho em prol do sistema de garantias de direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade”, disse.

Publicado por H.C. | Foto: 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias