Ama bacalhau? Veja seis lugares que vão oferecer a iguaria na Semana Santa

redacao@aloalobahia.com

Tem quem que não abra mão da comida baiana na Semana Santa, quem ama se lambuzar de dendê, mas tem também aqueles que matam e morrem por um bom bacalhau. De olho nesse filão, os restaurantes de Salvador que servem a iguaria apostaram até em menus especiais para atender a clientela que come rezando os pratos que têm forte tradição na culinária portuguesa. O Alô Alô Bahia foi atrás e reuniu seis opções de lugares que se rendem ao bacalhau e vão oferecer a iguaria na ocasião.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

O Boteco Português, por exemplo, apostou em um Festival do Bacalhau, que começou nesta segunda-feira (25) e se estende até o domingo (31), com quatro pratos novos no cardápio. Consultor Gastronômico do estabelecimento e responsável pelo menu especial, o português Gonçalo Ramirez conta que escolheu as receitas mais tradicionais dentro da gastronomia portuguesa e que abrangem quatro regiões do país: O Narcisa (Braga), Zé do Pipo (Porto), Espiritual (Lisboa) e Migas de Bacalhau (Alentejo).
 
Boteco-2
Ramirez explica que, na hora de pensar nos pratos, teve a preocupação de não entrar em conflito direto com as opções já ofertadas no cardápio da casa. Questionado sobre qual deles é o seu preferido, o consultor gastronômico do Boteco Português titubeia, mas acaba entregando: "É difícil escolher, mas se tivesse que selecionar só um seria o Migas de Bacalhau (foto acima), que, apesar de ser uma receita que não é muito rica em insumos, tem uma memória afetiva maior para mim". 

"O grande segredo para qualquer receita começa sempre pela qualidade da matéria-prima. À medida que os anos vão passando, sou defensor de que o menos é mais. Gosto de identificar aquilo que vou comer. Claro que podemos brincar com a receita, com a técnica de cocção, com a textura, com o volume, mas pensaria na qualidade do bacalhau, um bom bacalhau é o de lombo alto e de cura amarela, que é o que fica mais tempo no processo de salmoura ao sol, que quando você coloca o garfo consegue ver a suculência das lascas se desmanchando", explica.
 
Porto-Gaia
No Restaurante Portogaia (acima), os apreciadores do bacalhau também vão se deparar com vários pratos que exploram um dos sabores mais tradicionais da gastronomia portuguesa. De acordo com o chef da casa, Rodrigo Poegere, a grande aposta do restaurante é no lombo do Gadus Mohua, que é a espécie mais nobre do bacalhau. No entanto, é possível pedir outras opções do cardápio que levam na receita a iguaria que é bastante consumida pelos portugueses. Entre as possibilidades há o tradicional bacalhau Gomes de Sá e o Bacalhau com Natas, que também é muito procurado no restaurante.

"O que temos de diferente é a nossa Moqueca de Bacalhau à Portuguesa, que é um prato que a gente criou, uma mistura da receita baiana com um toque português. Ela leva batata e outros ingredientes que a gente usa na gastronomia portuguesa. É um prato que entrou no cardápio de Carnaval e vai permanecer até a Semana Santa", explica Poegere. E para quem busca uma opção mais leve, a dica do chef é a Salada de Bacalhau. "É também uma criação nossa, uma salada verde com lascas de bacalhau, que é uma opção mais leve", informa. 

O grande dia do consumo do bacalhau é só na sexta-feira, mas, segundo o chef, por conta do período da Quaresma, ocasião em que os católicos evitam o consumo da carne vermelha nas sextas-feiras, a procura pelo bacalhau aumentou no estabelecimento. "Na Semana Santa mesmo aumenta muito, chegamos a ter uma ocupação do restaurante de 100%", conta.
 
amado
Quem também aposta em casa cheia durante a Semana Santa é o gerente do Restaurante Amada Lisboa, Theo Costa. Segundo ele, durante a Semana Santa, a procura pelos pratos com bacalhau tem um aumento significativo no restaurante. "Aumenta em torno de 50% e esse movimento começa duas semanas antes da Sexta-feira Santa. Por conta da cozinha muito bem estruturada, rica em ingredientes, nossa casa já é bastante procurada e, nessa época do ano, é ainda mais", informa.

Segundo ele, o cardápio do restaurante conta com oito a dez pratos que levam bacalhau na receita, mas o carro chefe da casa é o Bacalhau à Lagareiro (acima). "Ele remete ao lugar onde é feito o azeite de oliva, na região do Algarve. No passado, eles pegavam as sobras de azeite, um pedaço de bacalhau e fritavam. Nossa receita é feita com um lombo de bacalhau selado sobre uma cama de pimentões coloridos, puxado no azeite doce, com alho cozido, azeitonas e batatas ao murro que dá um toque especial, regado no azeite doce com sal de azeitona", explica.
 
carvao
Embora seja uma tradição da culinária portuguesa, outros restaurantes da cidade se renderam ao bacalhau e incluíram pratos com a iguaria no menu da Semana Santa. O Hotel Fasano Salvador, por exemplo, preparou um menu especial para o fim de semana da Páscoa e o chef Bahia Brito incluiu entre os pratos principais o Baccalà con Polenta (bacalhau alla vicentina com polenta). Já o Principote (abaixo) vai ter entre as opções o Bacalhau Confit, que é um lombo de bacalhau confitado com legumes e arroz. Já o Carvão apostou para a ocasião no bacalhau do Porto confitado com velouté de vinho tinto, batatas e legumes grelhados.
 
principote
Serviço:

Boteco Português
Onde: Rua Borges dos Reis, 16, Rio Vermelho
Horário de funcionamento: Segunda a quinta, das 12h às 23h, sexta e sábado das 12h às 1h e domingo das 12h às 21h.
Telefone: (71) 3565-0599 
Instagram: @botecoportugues

Amada Lisboa Restaurante
Onde: Praça Brigadeiro Faria Rocha, 2C Rio Vermelho,
Horário de funcionamento: De segunda a quarta de 12h às 22h, de quinta a sábado de 12h às 23h e no domingo de 12h às 17h
Telefone: (71) 99937-8087
Instagram: @amadalisboarestaurante

Portogaia
Onde: Chácara Gourmet, Rua Novo Horizonte, 39, Acupe de Brotas
Horário de funcionamento: Quarta a sábado 12h às 16h (almoço) e 19h às 22h (jantar) e no domingo das 12h às 16h
Telefone: (71) 99215- 8025
Instagram: @restauranteportogaia

Fasano
Onde: Praça Castro Alves,  5 
Horário de funcionamento: Segunda a quinta das 12h30 às 15h e das 19h às 23h, sexta das 12h30 às 16h e 19h à 00h, sábado das 12h30 às 17h e das 19h à 0h e domingo das 12h30 às 17h e das 19h às 23h
Telefone: 71 2201 6300
Instagram: @fasano

Restaurante Carvão
Onde: Rua Professor Sabino Silva, 5, Chame-Chame
Horário de funcionamento: 
Telefone: 71 99632-8682
Instagram: @restaurantecarvão

Principote
Onde: Rua Barro Vermelho, 180, Rio Vermelho
Horário de funcionamento: o restaurante do beach club funciona todos os dias das 10h às 20h, enquanto o salão climatizado funciona, no almoço, de sexta a domingo, das 11h45 às 16h, e no jantar, de quinta a sábado, das 19h às 23h.
Instagram: principote_salvador

* Por Perla Ribeiro. Fotos: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias