Alô Alô Rússia

por Cacao Romanov
 
Privet, privet!
A colunista Lu Lacerda divulgou que um bar no bairro popular da Vila da Penha, no Rio de Janeiro, está prometendo uma rodada grátis de shots a cada tombo de Neymar Jr, durante o jogo contra a Sérvia. “Marketing sensacional ou decreto de falência”, avisou um seguidor. Neymar Jr sofreu ao menos 10 faltas contra a Suíça e, contra a Costa Rica, apenas quatro. Nós apostamos em marketing negativo. Ou o Galvão é sócio desse bar ou esse proprietário é um refugiado sérvio. Neymar vai brocar. Bora Brasil!
 
Futebol pragmático = jogo horroroso
Precisando apenas empatar para se classificar, França e Dinamarca fizeram um jogo lamentável em Moscou e foram vigorosamente vaiadas pela torcida que lotou o estádio. O jogo decorreu de intermediária para intermediária e nada aconteceu; primeiro 0x0 da Copa da Rússia. Um vexame. Não vale o comentário. Apenas para registro a arbitragem segura foi do brasileiro Sandro Meira Ricci.
 
Peru: dignidade no adeus
Com grandes atuações de Paolo Guerrero, Cueva e Carrillo, eleito o homem do jogo da FIFA, o Peru derrotou a Austrália por 2x0, diante de mais de 40 mil peruanos presentes ao Estádio de Sochi. Ficou a impressão geral que era possível uma campanha melhor – o próprio Guerrero lamentou a eliminação prematura. Isso ficou demonstrado com a eficiência e o ótimo nível técnico apresentado na vitória frente aos australianos. Valeu Peru, nos vemos em Doha.
 
Tango e empadão
O tango e o vinho dizem muito da alma portenha. O tango, com seu sentimentalismo cortante, uma exaltação das emoções, que por vezes nos isola numa profunda solidão e, súbito, em um movimento dramático leva a flutuar o corpo, faz que  fiquemos inteiramente submersos na paixão que consome a carne. No jogo em que a Argentina venceu a Nigéria 2x1 teve drama “tanguero” e muito pouco futebol. Atuação medíocre de Mascherano, Mercado e Higuain. Di Maria esteve abaixo da crítica. Mas Messi (foto) desencantou e fez gol. Foi um drama sem classe – tava mais para empadão com cerveja quente. À Nigéria faltou coragem para lutar por sua sorte. O melhor da partida: o técnico Sampaoli não deu um pitaco no jogo e não comemorou com os jogadores. Ainda assim é um grande que passa. Caso queira entrar no clima segue um link de “Por una Cabeza”, belíssimo tango ilustrado numa cena entre Jessica Biel e Colin Firth, em Bons Costumes.

Palmas vikings
A Islândia enfrentou o mistão da Croácia, que poupou 5 titulares, mas não teve forças para se classificar. A derrota por 2x1 pôs fim a aventura viking na Copa da Rússia e consagrou a força do futebol croata (esse sim digno de palmas) que chega às oitavas de final muito forte e efetiva.  
 
Do svidaniya
Notícia extraordinária. Onde os franceses e os alemães fracassaram em erros históricos, brasileiros lograram êxito usando a ginga, a alegria e o entusiasmo como armas. Moscou está ocupada pela torcida canarinho. Festa em todo lugar e muita força pro jogo decisivo amanhã contra a Sérvia. Bora Brasil!

 Fotos: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia.
 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias