28 Out 2020

Casas Conceito 2020: Mostra virtual reúne arquitetura, tendências e sustentabilidade. Veja fotos!

casasconceito-alo-alo-bahia
A empresária Andrea Velame, idealizadora da Casas Conceito, e o Estúdio de Arquitetura Marcus Barbosa, responsável por criar o masterplan, apresentarão ao público um projeto inovador: uma mostra virtual da Casas Conceito que proporciona um experiência única - dentro do mar, sob o enrocamento das pedras, como uma ilha particular, no meio da maior baía tropical de todo o mundo.

A Casas Conceito digital, que acontece de 16 de novembro a 31 de dezembro, pretende ser uma vivência nunca realizada no setor de arquitetura e decoração mundial. O formato foi desenvolvido para gerar além do engajamento, emoções aos visitantes. Serão 33 ambientes e em cada um deles será possível acessar informações sobre os arquitetos e designers, a planta baixa do ambiente, tour virtual com teaser do espaço em 3D e um vídeo onde o profissional conta sobre a sua experiência em realizar o projeto.

“Investimos em soluções e tecnologias que fizessem da mostra uma experiência única e prazerosa. A visitação será randômica, para que não hajam primeiros nem últimos ambientes, havendo uma variação de acesso à mostra. Criamos também um mecanismo que, caso o visitante queira pausar sua visitação, no momento em que ele retornar, será direcionado ao ponto que  parou. Outro diferencial será a visitação gratuita, mediante login de acessos dos visitantes.”, revela Andrea Velame.

“O grande diferencial foi se instalar em um lugar lúdico, com acesso restrito através de embarcações ou helicópteros, e que, mesmo sendo uma ilha com água por todos os lados, o verde fosse inserido de uma forma marcante para trazer conforto, frescor e bem viver aos residentes”, explica Andrea.

A mostra é dividida em cinco setores. Serão dois prédios de plantas livres, que permitem aos arquitetos a criação livre de seus espaços. Na Torre ORION são cinco apartamentos de 450m², assinados por nomes como Roberto Migotto, Flávio Moura, Aline Cangussú, Dolores Landeiro e Marcus Barbosa. Já a Torre NIHAL, com pé direito duplo, abriga projetos de 310m², que levam a assinatura de profissionais como João Armentano, Gabriel Magalhães, Milcent Arquitetura, Marcus Barbosa, Silvana Rosemberg, Gabriel Moreno, Dois A Arquitetura, Renata Lopes.

“Além das áreas comuns ao ar livre, cada prédio traz uma estrutura extremamente sofisticada, inspirada nos hotéis boutique que foram assinadas pela designer de interiores Nathalia Velame. Para isso, foram criados rooftops, já que as piscinas foram instaladas nas coberturas dos prédios. SPA, academias, salão de festas, espaço gourmet, brinquedotecas e o lobby de acesso, seguem ao máximo de rigor o estilo contemporâneo retratado na escolha do mobiliário brasileiro e internacional”, conta Andrea.

No setor batizado de ZETA, 12 casas de 100m² cada, com o conceito de bangalôs, serão contempladas com toda a área de convivência externa: lounges, jardins, aquedutos e bicicletários. Esses bangalôs serão assinados por Daniela Lopes, Adélia Esteves, Rogério Menezes, Adriana Lorenzo e Adriana Varandas, Carina Vidal, Raíza Petitinga, Ana Arquitetura, Maria Julia Faria, Isabela von Flasch e Quântica Design, Além disso, no Setor ORION teremos uma residência - de 450 m², assinada por Nathalia Velame e dispondo de piscina e heliponto.

Mais duas casas - chamadas TAU e KAPPA - com finger de embarque e desembarque serão o acesso a mostra. Nestas casas serão nove ambientes com mais de 100 m² assinados por Lydi Siqueira e Jamile Palmeira, Rafaela Custódio, Caio Martins, Renata Cerqueira, Marcele Knittel Klein, Cristiane Pepe, Mário Figueiredo, Larissa e Rangel Fonseca e Regi Amaral.

Soluções e Sustentabilidade
O projeto dos prédios foi criado com plantas livres, sistema de lajes elevadas e sistema de shafts, ou seja, todas essas soluções permitem que qualquer planta seja modificada, atendendo assim ao desejo particular de cada morador. As torres recebem ainda em suas áreas de convivência um paisagismo sofisticado com lounges em espelhos d'água, aquedutos, bicicletários, pista de cooper e espaços de convivência e contemplação, apresentando assim, soluções de entretenimento e qualidade de vida para os tempos atuais.

Esquadrias da CinexArch com a tecnologia de movimentar os painéis de brises de acordo com a intensidade de luz e calor foram instaladas para conforto térmico; além disso, paredes vivas foram incorporadas, criando assim jardins verticais que, além de trazer a natureza, auxiliam também na sensação térmica; todo sistema de iluminação solar foi planejado.

Todos os materiais utilizados são certificados, além disso, foram utilizadas técnicas e soluções sustentáveis através de iluminação solar, reaproveitamento de água e automação. Segundo Marcus Barbosa, “a maior preocupação foi apresentar ao mercado um novo formato de arquitetura sustentável através das plantas livres - o que evita obras desnecessárias  após a entrega dos empreendimentos - tudo pode ser feito com total liberdade, com economia e sem desperdícios”.
 Vista aérea Casas Conceito
 Torres Orion e Nihal
 Torres Orion e Nihal
 Torres Orion e Nihal
 Casas Nau e Kappa
 Casa Setor Zeta 11
 Casa Setor Zeta 10
 Casa Setor Zeta 9
 Casa Setor Zeta 7
  Casa Setor Zeta 6
Casa Setor Zeta 8
 Casa Setor Zeta 1
  Casa Setor Zeta 2
  Casa Setor Zeta 3
  Casa Setor Zeta 5
 Casa Setor Zeta 4
 Áreas comuns
 Torre Orion - Hall
  Torre Orion - Academia
  Torre Orion - Rooftop
  Torre Orion - Rooftop
Torre Orion - Salão de Festas
Torre Nihal - Academia
Torre Orion - SPA
Torre Nihal - Salão de Festas
Torre Orion - Brinquedoteca
Torre Nihal - Hall
Torre Orion - Salão de Festas
Torre Nihal - Rooftop
Torre Nihal - Rooftop