Gamil Föppel recebe mais alta honraria da Câmara dos Vereadores

O advogado Gamil Föppel recebeu ontem (15) a Medalha Thomé de Souza, a mais alta honraria da Câmara Municipal de Salvador. A honraria, proposta pelo vereador Euvaldo Jorge e aprovada por unanimidade pelos vereadores, foi entregue em sessão especial com a presença de autoridades como o prefeito ACM Neto, o deputado Paulo Azi e a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, entre outros.

“O reconhecimento da outorga da medalha me revigora as forças para advogar e para lecionar. Vivemos dias difíceis, em que as garantias constitucionais estão postas à prova, questionam-se irresponsavelmente valores fundantes da Democracia e da República. Aqueles que deveriam lutar por tais valores inexplicavelmente silenciam. E a advocacia não é para os silentes”, ressaltou.

Para Gamil, que é professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Doutor em Direito Penal, a medalha recebida na data em que se celebra o Dia do Professor representa uma homenagem a uma geração jovem que lutou e continua lutando para fazer com que cada vez mais o Direito chegue a todos, sobretudo aos que mais precisam.

“Do ponto de vista profissional, hoje, o jovem advogado e a jovem advogada enfrentam muitas dificuldades para conseguir vencer. Precisamos lutar por eles. Esse é um compromisso meu e de muitos colegas que me acompanham na luta da vida”, afirmou Gamil, que já recebeu, em anos anteriores, a Comenda Dois de Julho da Assembleia Legislativa da Bahia e a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados.

Amplitude - Durante a solenidade, o prefeito ACM Neto contou que estudou com Gamil na Faculdade de Direito da Ufba. “Desde aquela época, a gente já percebia que ele seria um dos mais importantes nomes do Direito do Brasil e é exatamente essa a dimensão da atuação profissional dele. Ele ultrapassou os limites da Bahia e alcançou o Brasil inteiro.

Sobre as eleições da OAB-BA – Gamil é pré-candidato pelo movimento Renova OAB -, Neto afirmou que o homenageado “reúne todas as condições”. “Ele é altamente qualificado para presidir a Ordem seccional Bahia. Se tem alguém que tem dimensão, estatura, até para ter uma atuação não só respeitada na Bahia, mas em todo o Brasil, essa pessoa é Gamil”, disse o prefeito.

O vereador Euvaldo Jorge destacou que o nome do advogado foi escolhido por ser “um renomado jurista baiano”, que, em 2011, foi nomeado pelo Senado Federal para integrar a comissão de juristas responsável pela reforma do Código Penal. “Faz jus a essa homenagem, em razão das contribuições intelectuais jurídicas acadêmicas para a cidade de Salvador, para a Bahia e o Brasil”.

Participaram ainda da solenidade o vereador Kiki Bispo, o secretário Geraldo Júnior, a advogada Gisela Borges, sócia da Gamil Föppel Advogados Associados e o presidente do LIDE-BA, Mário Dantas. 
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES