Atentando terrorista deixa vítimas em Barcelona

Uma van atropelou dezenas de pessoas no centro de Barcelona nesta quinta-feira (17). Há pelo menos 1 morto e 32 feridos —dez em estado grave. A polícia do governo da Catalunha confirmou o caso como atentado terrorista e disse que "ativou os protocolos" de terrorismo.

O ataque ocorreu nas Ramblas, uma via de grande circulação de pedestres que liga uma praça central à orla da cidade. Segundo relatos, dois homens permanecem armados no bar Luna de Istambul (antigo American Soda), próximo ao local do ataque.

Após ter percorrido pouco mais de 500 metros, o motorista do veículo usado no ataque teria fugido a pé e se escondido no bar.

A gerente de vendas Ambra Gorini, que trabalha em um prédio nas proximidades do ocorrido, afirma que muitas pessoas se abrigaram em lojas e só foram liberadas pela polícia duas horas depois do ataque. "Assustador e estranho", disse.

Todas as estações de metrô e trem foram fechadas. As autoridades pedem que moradores e turistas evitem a região. Diversas ambulâncias foram deslocadas para o local do incidente.

As ruas estão fechadas para carro e completamente vazias, exceto por pequenas aglomerações em varandas e lojas.

Vídeos em redes sociais mostram feridos recebendo atendimento nas ruas. Testemunhas afirmam que pessoas pediram abrigo em estabelecimentos próximos ao local do atropelamento.

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, informou que está em contato com as autoridades e que a prioridade é atender os feridos e facilitar o trabalho das forças de segurança.

A Câmara Municipal suspendeu todas as atividades da cidade, inclusive as festas de Gràcia, tradicional celebração do bairro catalão que completa seu bicentenário nesta edição. O evento é chamariz para milhares de turistas à cidade, que já costuma ficar cheia durante o verão europeu.

O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, condenou o ataque. "Terroristas em todo o mundo devem saber que os EUA ou nossos aliados estão comprometidos em encontrá-los e trazê-los à Justiça." As informações são da Folha de São Paulo.

 

Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia. 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias