Alô Alô Rússia

por Cacao Romanov
 
Privet, privet!
Terminada a fase de grupos é hora de avaliar como passaram as principais seleções na largada rumo ao título. Destaque para as campanhas 100% de Bélgica, que chegou como forte candidata a campeã, e Uruguai, que pegou o grupo mais fraco de todos. Destaque também para a estrutura do Brasil que cresceu dentro da competição, faltando ainda algumas estrelas brilharem. A Suécia foi uma boa surpresa, ainda que já tivesse eliminado Holanda e Itália nas classificatórias; o que é muito. A Argentina mostrou que camisa pesa e, em meio ao caos, passou à frente. A França também avançou, mas com um Griezmann apagado não se sabe muito o que esperar dela. Por fim, a Espanha parece bastante envelhecida; mesmo com a grande categoria de Iniesta. As oitavas serão mortais e os fracos não receberão qualquer clemência.
 
Em ritmo de Cúmbia
Quando James Rodriguez deixou o campo, parecia que o destino colombiano era dar adeus a Rússia. Mas o dia não era hoje. A zaga formada por Sanchéz e Mina estava inspirada e suportou muito bem os ataques senegaleses e a Colômbia venceu por 1x0. Yerri Mina, o homem do jogo da FIFA, marcou seu segundo gol na Copa (comemorou com o choque do Chávez) e assegurou a classificação em primeiro lugar em seu grupo, para alegria da enorme torcida colombiana presente em Samara. O Senegal, de grande disciplina tática, não teve força ofensiva suficiente e ajudou na pior campanha da África em todas as Copas. 
 
Flair-play e anti-jogo?
O Japão não quis tentar vencer a Polônia. Os poloneses também não pareciam muito empenhados e numa bola lançada diretamente na área fez um gol e só. O Japão empatou em todos os critérios com o Senegal e se classificou porque teve menos cartões amarelos. Oi? Pois é: um critério. Pensando bem, não deveria. Após o gol colombiano em Samara, o Japão parou de jogar futebol. Tocando a bola para os lados, os japoneses foram estrepitosamente vaiados por causa do anti-jogo; deveriam ser punidos por isso. Certamente os deuses do futebol não se agradaram. 
 
Zzzzzzzzzzzz
Inglaterra e Bélgica entraram em campo com seus times reservas para decidir quem conseguiria perder, ficando assim em segundo lugar no grupo e fugindo de um cruzamento com o Brasil. Aparentemente os ingleses conseguiram ser piores e perderam o jogo por 1x0. A Bélgica, apesar do jogo de hoje, foi, junto com o Brasil, a equipe mais consistente da fase de grupos da Copa e teve o melhor ataque com 9 gols.
 
Tunísia e Panamá se despedem
Com um jogo animado e com o Panamá marcando seu segundo gol em Copas, a Tunísia volta vencer, por 2x1, após 40 anos. Os tunisianos marcaram gols em todos os seus jogos e terminaram em terceiro lugar, engrossando o bonde da África que voltou para casa na fase de grupos.
 
Do svidaniya
Notícia extraordinária. De boa. O craque Neymar Jr. acertou em cheio ao ir a praia em Sochi, com o filhão Davi Lucca. O dia foi superquente e os jogos foram muito ruins para se ver. Gol de placa, grande @neymarjr. Bora Brasil!

 Fotos: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia.
  

NOTAS RECENTES