TIA ALICE: O MELHOR DE FÁTIMA

A minha paixão por Portugal é antiga. Em minhas três décadas e uns quebrados de vida já estive no país oito vezes e em todas as oportunidades, sem exceção, visitei o Santuário de Fátima.
 
Intervenções arquitetônicas recentes modificaram a estética do território sagrado, que acabou perdendo um pouco da sua simplicidade e solenidade. Porém, a energia vibrante e mística, fruto das mais diversas manifestações de fé, continuam presentes neste pedacinho especial de Portugal.
 
Mas além de beato assumido e devoto de Nossa Senhora, sou apaixonado pelos prazeres da boa mesa. Por isso, não poderia deixar de encontrar um cantinho delicioso ali no centro de Fátima, bem de frente para a Igreja onde os três pastorinhos que avistaram a Virgem foram batizados.
 
Uma pequena porta de vidro na qual lê-se "Tia Alice" revela um pequeno corredor que conduz o visitante a um subsolo, onde um salão aconchegante e finamente decorado se descortina. No enxuto menu, as estrelas são as açordas, prato típico alentejano que é na verdade uma papa de pão enriquecida com ovos. Numa leitura mais contemporânea, o preparo leva camarões, bacalhau e o que mais a imaginação de quem estiver no comando das panelas permitir.
 
O serviço é primoroso, a carta de vinhos "ok" e tudo é servido em louças pintadas a mão, que podem ser adquiridas na lojinha anexa ao restaurante.
 
O Tia Alice funciona no mesmo endereço há 22 anos. 
 
E acredite: a qualidade não se perdeu no tempo.




 
Por Pedrinho Figueredo (@pedrinhofigueredo) – Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia. 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias