Onde Comer


12 Ago 2017

Paloma Amado ensina a receita de uma lasanha. Tome nota!

Paloma Amado ensina a receita de uma lasanha. Tome nota!

Durante a sua participação, neste sábado (12), na Festa Literária do Pelourinho (Flipelô), a escritora Paloma Amado ensinou a receita da “Lazanha Toscana do Nonno Ernesto”.  Veja abaixo como fazer!

Para o molho de carne:
 

1/2 kg de carne moída (chã ou patinho, bem limpo)

1/2 kg de linguiça calabresa (só a carne, sem a tripa)

1/2 aipo grande processado

2 cenouras processadas

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

2 latas de tomate picado

2 folhas de louro

1 punhado de alecrim

2 fatias de bacon (picar)

Azeite de oliva

Sal
 

Para o molho branco:
 

150 gramas de manteiga

2 colheres de sopa de farinha de trigo

1/2 litro de leite integral

1/2 litro de creme de leite fresco

50 gramas de queijo parmesão ralado (faixa azul)
 

Sal
 

1/2 kg de mussarela cortada bem fino

1 caixa e 1/2 de Tagliardi Cipriani, cozido em água com sal

100 gramas de queijo parmesão para arrematar

Azeite de oliva para pincelar
 

Modo de fazer
 

Misture a carne moída e a carne de linguiça, batendo com a faca. Doure o bacon no azeite e coloque a carne, mexendo só de vez em quando para não aguar. Quando estiver toda dourada, acrescente a cebola e o alho, tempere com sal, depois coloque o aipo e a cenoura, o alecrim e o louro, e deixe cozinhar mais. Acrescente as duas latas de tomate picado, misture bem, sempre fazendo com que a carne não forme bolos. Tampe a panela e deixe cozinhar por uma hora, mexendo de vez em quando, desfazendo os bolos.

Para fazer o molho branco, derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo, fazendo uma farofinha bem molhada. Acrescente o leite aos poucos, o sal, mexendo sempre para não embolar. Quando o creme estiver espesso, tire do fogo, acrescente o creme de leite e o queijo parmesão. Vai ficar bem líquido.

O macarrão (Tagliardi) deve ser cozido em água abundante, com sal, por três minutos. A instrução da caixa diz 4 a 5 minutos, mas ela ainda vai ao forno e é melhor que fique ao dente. Assim que escorrer, coloque em água com gelo para parar o cozimento.

Montagem

Numa assadeira grande, pincele com azeite de oliva e cubra o fundo com massa uma a uma (dá trabalho, mas vale a pena). A segunda camada é de molho de carne, cobrindo a massa. A terceira camada é de molho branco. A quarta camada é de mussarela. Volte à massa e repita as camadas por mais duas vezes. Termine com uma última camada de massa, sobre a qual despeje o creme branco e cubra com o parmesão ralado.

Depois de pronto, leve à geladeira. Quando quiser servir, corte o pedaço e leve ao forno quente (220º) até que doure por cima.

 

Foto: Arrison Marinho – Correio. Siga o insta @sitealoalobahia.