PELE NO VERÃO: dicas de como cuidar da cútis

Com as elevadas temperaturas típicas do verão, muita gente opta por roupas que deixam a pele mais exposta aos raios solares durante a realização de atividades corriqueiras no dia a dia ou em praias.

Mas abusar dos dias de sol pode não ser tão agradável se a pele não for devidamente protegida dos efeitos nocivos do sol. “A superexposição solar sem os cuidados necessários pode deixar a pele mais predisposta ao acontecimento de alguns danos como: queimaduras, alergias, manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele”, alerta o Dr. Amilton Macedo (CRM/SP – 80686), médico dermatologista com prática em oxidologia.

Com o intuito de te ajudar a garantir uma pele bonita e saudável o Dr. Amilton desenvolveu uma lista com três dicas indispensáveis para ficar com a cor do verão sem correr riscos. Acompanhe:

Filtro Solar: Aderir ao hábito de manter do protetor solar no corpo e no rosto mesmo em dias nublados protege a pele e retardar o seu envelhecimento. O protetor deve ser reaplicado a cada duas horas e necessita ser utilizado antes de ir à praia ou piscina.

Hidratação da pele: Para evitar ou reduzir a descamação da pele, o ideal é mantê-la hidratada após a exposição solar. Isso ajudará a aliviar a vermelhidão, recupera o brilho perdido devido às agressões externas e contribui para e fixar o bronzeado por mais tempo.

Depilação antes de ir à praia: O recomendado é fazer a depilação dois dias antes de ir à praia para evitar que ocorram manchas nas áreas depiladas após a exposição solar ou uma vermelhidão no local. Como no verão a pele tende a ficar mais ressecada, de preferência para realizar a retirada dos pelos no período da noite para que a derme descanse até a próxima exposição solar.

Para que a pele fique com um bronzeamento uniforme e duradouro por mais tempo, o dermatologista sugere a ingestão de alimentos ricos em betacaroteno, precursor da vitamina A, que contribuem na formação da melanina – pigmento responsável pela cor da pele. “Pode ser encontrado em alimentos como: cenoura, beterraba, batata-doce, mamão papaia, melão, melancia, espinafre, agrião e brócolis. O importante é consumir antes e depois da exposição solar para prolongar o efeito”, finaliza Dr. Amilton Macedo.

Dr. Amilton Macedo (CRM/SP - 80686), médico dermatologista com prática em oxidologia. Foto: Reprodução.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias